Pesquisa personalizada Google

Diretor-geral da PF confirma: direção da instituição não participou da operação; Protógenes chamou a Abin


Repetindo
Diretor-geral da PF confirma: direção da instituição não participou da operação; Protógenes chamou a Abin

Por Vannildo Mendes e Felipe Recondo, no Estadão:


O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, confidenciou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que o comando da PF, em Brasília, não coordenou a Operação Satiagraha, tendo sido posto à margem das investigações pelo delegado Protógenes Queiroz. Agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) colaboraram com a operação na condição de arapongas, isto é, sem autorização do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal. As assessorias da PF e da Abin confirmaram ao Estado as duas informações.
O encontro de Correa e Mendes aconteceu anteontem, no STF, por volta das 18 horas. Antes, o presidente do Supremo também havia conversado com o ministro da Justiça, Tarso Genro, mas por telefone.


Segundo o diretor-geral da PF, "a participação dos agentes da Abin foi irregular porque não houve pedido institucional entre os dois órgãos, não houve requisição da ajuda e do pessoal entre os diretores", disse Correa por meio de sua assessoria. "Além disso", lembrou, "a Abin compartilhou informações sigilosas que o juiz de São Paulo (De Sanctis) depositava legalmente apenas na Polícia Federal".
Esse procedimento, avalia a direção da PF, "pode contaminar o inquérito e ajudar os suspeitos na fase judicial".

Para o diretor da Abin, Paulo Lacerda, "é de praxe", uma "rotina", a colaboração entre Abin e PF. "Os órgãos de inteligência sempre fornecem seus profissionais. A Abin colaborou nessa e em outras operações da PF", afirmou a assessoria da agência de inteligência.

O Estado apurou que Lacerda queria fazer a operação quando ainda dirigia a PF, ano passado, mas foi impedido pelo ministro Tarso Genro. Protógenes levou a tarefa adiante e contou, agora, com a colaboração de Lacerda.

Assinante lê mais aqui

Comento
Vocês leram aqui na quinta-feira de manhã:
OPERAÇÃO FOI COMANDADA PELA ABIN, NÃO PELA PF
Há algo de errado quando uma operação como essa é feita à revelia do diretor-geral da PF e é, na prática, conduzida pelo ex-diretor, que hoje ocupa o órgão de inteligência do estado. Reitero o termo que usei há mais de um ano: estamos diante de um processo de des institucionalização do país.
É uma mentira deslavada que o tal Protógenes represente os que têm sede de investigação e Justiça, por oposição ao atual diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, que pertenceria ao grupo que não quer saber de moralizar o Brasil. A divisão é outra: ela se dá entre quem quer uma PF a serviço do partido e quem quer uma polícia a serviço do país.

Fonte: Revista Veja


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você