Pesquisa personalizada Google

Viúva ganha direito de usar sêmen do marido morto

Uma britânica obteve o direito de engravidar usando sêmen do marido morto, mesmo sem ele ter assinado uma autorização para isso, informou a imprensa da Grã-Bretanha. A decisão, da Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana (HFEA, na sigla em inglês), é inédita no país, onde é ilegal colher amostras de esperma sem autorização por escrito do doador.

A mulher, de 42 anos, cujo nome não foi divulgado, havia conseguido que médicos colhessem sêmen do marido horas depois da morte dele, em uma cirurgia de rotina, em 2007. Na época, um juiz autorizou a retirada das amostras porque o casal havia procurado um especialista, uma semana antes da morte do marido, para pedir conselhos sobre fertilidade, segundo informações do jornal The Times.


Por causa da autorização concedida pelo juiz, a HFEA resolveu, mais de um ano depois, abrir uma exceção e permitir que a mulher usasse o sêmen do marido. Mas a mulher terá de fazer a inseminação em outro país - ela optou pelos Estados Unidos -, já que continua sendo ilegal a utilização de esperma colhido sem autorização por escrito na Grã-Bretanha. O caso fez com que a HFEA revisasse seus procedimentos.


Segundo a imprensa, a partir de agora as autorizações assinadas por casais para o uso de óvulos e sêmen em tratamentos de fertilidade vão perguntar, especificamente, se os homens concordam que espermatozóides sejam retirados ou usados após sua morte. O advogado da viúva, David Josiah-Lake, disse que sua cliente está “extremamente satisfeita”.


“Ela está muito feliz. Ela agora espera que o tratamento funcione, e que ela consiga dar um irmão ou irmã para sua outra filha”, disse ele.


“Nós estávamos lutando havia mais de um ano para convencer a HFEA a tomar esta decisão e acredito que foi graças à perseverança de minha cliente que ela chegou tão longe. Ela é muito forte e muito corajosa.”


Fonte:BBC

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você