Pesquisa personalizada Google

Um técnico amado pelo seu time

por Júlio Elcio

Creio que não haja neste momento brasileiro algum que não concorde que a fase final do Campeonato Brasileiro de futebol de 2009 foi sensacional! Até os menos entusiasmados com o esporte preferido da nação se renderam às emoções dos pontos corridos, da luta pelo não rebaixamento à segunda divisão, da briga por uma vaga na disputa da Taça Libertadores da América de 2010 e, principalmente, da conquista do título de campeão brasileiro de 2009, comemorado de forma tão esfuziante pelos flamenguistas que o país ficou totalmente colorido de vermelho e preto!


Muitos poderiam relacionar como fatores determinantes para o sucesso a imensa e atuante torcida, a contratação de dois craques ou ainda o espírito vencedor e quase imbatível que toma conta do Flamengo quando chega à reta final de qualquer competição da qual esteja participando.


Até que eu poderia concordar com as hipóteses acima, mas também não poderia ignorar o fato da atuação diferenciada de um homem simples, de poucas e acertadas palavras, que dirigiu o time na fase final do campeonato. Andrade, o técnico campeão, nos deixou belas lições de liderança sobre as quais vale a pena refletir.


Pude ouvir em várias reportagens, frases marcantes ditas pelos jogadores do Flamengo, quando se referiam ao técnico do time.


“Nós gostamos dele”. Esta frase talvez tenha sido a que mais ouvi.


Gostar do líder faz muita diferença! Uma relação afetiva entre líder e liderados desenvolve a confiança mútua, o respeito e a colaboração. É muito ruim trabalhar com quem a gente não gosta! Gostar do Líder é arma poderosa para o sucesso da equipe!


“Ele conversa com o time”. Na minha interpretação eles queriam dizer que ele falava a linguagem deles, até porque conhecia muito bem da matéria. Andrade é ex-jogador do Flamengo e conquistou vários títulos com o clube.


A comunicação continua sendo um dos maiores desafios dos líderes da atualidade. Comunicar com clareza, objetividade e simplicidade é inerente à função do líder. Muitos simplesmente ignoram esse princípio básico e impõem sobre a equipe uma conduta arrogante que frustra qualquer objetivo de vitória. Está registrado na Bíblia em Colossenses 4.6, um dos versículos mais lindos sobre a fala e a comunicação, que diz o seguinte: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”.


“Nós estamos jogando pelo Andrade”. O sucesso do técnico se tornou o objetivo do time.


Eu já ouvi várias vezes que o bom líder busca o sucesso da equipe e a equipe é quem promove o líder. Infelizmente ainda existem aqueles que usam o grupo que lideram, de forma injusta e irresponsável, como trampolim, para se promoverem. Ninguém merece um sujeito assim! Quando a equipe joga pelo líder é porque ele também joga por ela. Na premiação dos melhores do campeonato, o Andrade recebeu o troféu de melhor técnico e foi o único aplaudido de pé!


Que tenhamos e sejamos líderes cada vez mais amados e amáveis! Com uma comunicação edificante e que não busquem seu próprio interesse, mas que trabalhem pelo time, para o time e com o time! Fonte: Irmaos.com

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você