Pesquisa personalizada Google

Livros, Elite da Tropa

Elite da Tropa

Autores: Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel


O livro "Elite da Tropa" deu origem ao filme "Tropa de Elite" e ambos foram ultra comentados na época do lançamento e um bom tempo depois. Assisti um pedaço do tal dvd "pirata" (até hoje, acho que foi estratégia, em grego strateegia, em latim strategi...), e vi o filme duas vezes no cinema. Assim como a maioria dos espectadores, fiquei com algumas frases de efeito do Capitão Jack Sparrow Nascimento na cabeça. O Mussa me falou do livro e claro, fiquei com vontade de ler. Afinal, livro e filme suscitaram debates, entrevistas e reportagens especiais sobre o BOPE, sobre a violência no Rio, técnicas de tortura a bandidos, vida nas comunidades carentes e corrupção na polícia, dentre outros temas.

Luiz é antropólogo e ex-subsecretário de Segurança Pública do Rio. André e Rodrigo, policiais. Eles criaram um livro com uma narrativa empolgante, do tipo que você lê em um dia, sem enjoar. Apesar da crueldade descrita, há um clima descontraído, de humor (negro, claro. Vide "golfinhos de Miami"). Assim como no filme, gírias, xingamentos e palavrões aparecem em quase todas as páginas. (Crianças, não façam isso em casa).

"Há quem pense que as pessoas se corrompem porque ganham pouco. Raciocínio estranho. Afinal, há milhões de pobres, no Brasil: gente séria e honesta. Por outro lado, os crimes de colarinho branco multiplicam-se feito epidemia. E há o próprio caso do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que até recentemente era um grupo pequeno e fechado, composto por 150 homens treinados para ser a melhor guerra urbana do mundo. Eles recebiam o mesmo salário de seus colegas da polícia convencional, mas eram incorruptíveis. Foram acusados de brutalidade desmedida, mas sua honestidade foi amplamente reconhecida."

"O BOPE não foi preparado para enfrentar os desafios da segurança pública. Foi concebido e adestrado para ser máquina de guerra. Não foi treinado para lidar com cidadãos e controlar infratores, mas para invadir territórios inimigos."



Escrito por Sara

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você