Pesquisa personalizada Google

Turismo, Hotéis ecologicamente corretos

Hotéis ecologicamente corretos

O conceito de sustentabilidade envolve aspectos ambientais, claro, e também econômicos, sociais e culturais. Está ancorado no uso moderado dos recursos, de modo que as agressões ao meio ambiente e à sociedade, para obter um resultado ou fazer alguma coisa, sejam superadas ou corrigidas. Ou seja, os empreendimentos feitos pelo homem precisam ser ecologicamente corretos, economicamente viáveis, socialmente justos e culturalmente aceitos.

Assim como condomínios, aos poucos aqui no Brasil os hotéis estruturam-se para enquadrar-se nessa condição de “verdes” ou “sustentáveis”. Mesmo aqueles que não são, na essência, ecologicamente corretos adotam medidas específicas com o uso moderado da água e da energia elétrica.

Como não há uma classificação formal de hotéis sustentáveis no Brasil – a certificação Aqua ainda não avaliou nenhum – vamos dizer aqui onde estão os chamados hotéis verdes segundo o guia especializado Fodor’s Green Travel (lançado em abril deste ano). São lugares considerados sustentáveis, porque perseguem e aplicam diversas ações de sustentabilidade. Os três hotéis apontados pelo fodor’s recebem o mesmo selo aqui no Brasil pelos avaliadores do Guia Quatro Rodas.

Em tempo: a Aqua (Alta Qualidade Ambiental) é uma certificação que confere um selo de sustentabilidade a construções comerciais (não só os hotéis, mas ele são avaliados também). Existe desde abril e é resultado de um convênio entre a Fundação Vanzolini, a Escola Politécnica da USP (POLI-USP) e instituições francesas que desenvolveram a certificação ajudaram a adaptá-la por aqui.

As construções são avaliadas, desde a construção, em 14 critérios que juntos devem resultar no desempenho sustentável. Isso abrange desde economia de recursos até a capacidade de manutenção que o empreendimento tem (sem prejudicar o entorno), o conforto e a saúde das pessoas que trabalham nele ou utilizam suas instalações e serviços.

>>Pousada Uacari: fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em Tefé, no Amazonas. De Manaus, o vôo para o aeroporto de Tefé dura cerca de 50 minutos. Outras opções são o barco, numa viagem de dois dias, ou a lancha – 12 horas para chegar ao destino.
Janduari Simões
Um dos bangalôs flutuantes da Pousada Uacari

A Pousada foi construída a partir de um estudo feito para que a obra causasse o menor impacto possível na paisagem. São seis bangalôs flutuantes, construídos sobre toras de madeira que ficam boiando no rio.

Há dez quartos numa área de floresta, às margens do rio Solimões. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é vizinha de outras reservas, a Amanã e o Parque Nacional do Jaú, formando juntas a maior área de floresta tropical protegida do mundo.

- A capacidade é de apenas 20 hóspedes por vez.
- Os chalés são construídos com madeira certificada e palha, em estruturas flutuantes.
- A água dos chuveiros e pias vem do rio e é aquecida por energia solar. A água é filtrada antes e depois do uso, para evitar a poluição do rio.
- Há reciclagem e tratamento de esgoto próprio.
- Os passeios pelos arredores são feitos em canoas. Rio Solimões, Tefé e Japurá boto, macacos, preguiças
- As refeições no restaurante são feitas de peixes locais e sucos de frutas amazônicas.

Preços: o pacote para 3 noites custa 1 000 reais por pessoa, o para 4 noites sai por 1 200 reais e para 7 noites 2 100 reais por pessoa. O valor inclui o traslado de Tefé, pensão completa e passeios.
Telefone: (97) 3343-4160 - www.pousadauacari.com.br

>>Cristalino Jungle Lodge: em Alta Floresta, no Mato Grosso. Com 550 espécies de aves identificadas, a região é considerada referência para quem está envolvido com a observasão de pássaros amazônicos. O hotel fica no Parque Estadual Cristalino. Os proprietários são responsáveis também pela Fundação Ecológica Cristalino, dedicada a projetos de educação ambiental e à promoção do uso sustentável dos recursos naturais. Uma das principais atrações é uma plataforma de observação da fauna e flora amazônica a 30 metros de altura.Os bangalôs VIP são chalés de com sala e quarto separado, paredes inteiras de vidro e varandas com rede.
Gill Carter
Bangalô do Cristalino Jungle Lodge, no Mato Grosso

- Reciclam o lixo e tratam também dos resíduos líquidos e orgânicos.
- As trilhas podem ser feitas por grupos de no máximo 10 pessoas. São passeios dentro do Parque Estadual Cristalino, sempre acompanhados por um guia.
- Há uma biblioteca de história natural da região
- O restaurante serve comida regional, com peixes amazônicos e ingredientes comprados de produtores locais.
- Cada hóspede paga uma taxa de visitação de 50 reais que é revertida para projetos de conservação da Fundação Ecológica Cristalino.

Preços: as diárias variam entre 300 e 505 reais por pessoa. O valor inclui traslado de alta floresta e pensão completa.
Telefone: (66) 3521-1396 - www.cristalinolodge.com.br

>>Pousada San Francisco: fica em Miranda, no Mato Grosso do Sul, no meio do Pantanal. Em uma fazenda de gado e de cultivo de arroz com mais de metade da área coberta de mata preservada, é sede do Projeto Gadonça, que combate a matança da fauna local (principalmente onças pintadas e pardas) para instalação de fazendas de gado na região. A fazenda também participa de outras pesquisas científicas de monitoramento de espécies, como a da Arara Azul. É possível fazer passeios de chalana para pescaria de piranhas e safáris para observar animais como jacarés, capivaras, veados e ariranhas.
Heberton da Silva Alves
Onça que pode ser vista pelos turistas em um safari na Fazenda San Francisco

- Hospeda apenas 28 pessoas por vez
- Tem aquecimento solar de toda a água utilizada nos banheiros
- Faz reciclagem do lixo produzido na fazenda
- Não serve bebidas em garrafas, apenas em latinhas para facilitar a reciclagem

Preços: diárias a partir de 285 reais por pessoa com pensão cmpleta. Estão incluídos no preço três atividades por dia, entre elas passeios pela fazenda.

Telefone: (67) 3242-1088 - www.fazendasanfrancisco.tur.br

Fonte: Veja São Paulo

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você