Pesquisa personalizada Google

Meio Ambiente - 24/10 Dia Internacional da Ação Climática

Hoje, 24 de outubro, é o Dia Internacional da Ação Climática, um apelo mundial pela atenção da população e dos governantes a fim de buscar soluções para a crise climática. Organizada principalmente pela ONG 350, tem o objetivo de unir pessoas do mundo todo em ações locais neste sábado para que juntos mobilizem mais pessoas para esta campanha.

Proservar a natureza é cuidar do clima

Por que 350?
O número 350 são as partes por milhão que os cientistas identificaram como o limite máximo de segurança para o nível de CO² na nossa atmosfera. Mais que isso, o número 350 representa um símbolo do caminho que precisamos trilhar para buscar um futuro melhor para o nosso planeta.


Há cerca de 300 anos atrás, a nossa atmosfera tinha apenas 275 ppm (partes por milhão) de dióxido de carbono. Era o suficiente para manter o planeta aquecido para que houvesse vida na Terra. Ao longo dos anos, os humanos começaram a queimar carvão e petróleo para produzir bens e energia. Além disso, atividades cotidianas como andar de carro, avião, assistir TV, cozinhar, acender as luzes, consomem energia e combustível que emite CO² na nossa atmosfera. No Brasil, as principais atividades que mais geram emissão de CO² são as queimadas e derrubadas de árvores na Floresta Amazônica.


Atualmente, o nível de CO² na atmosfera é de 389 partes por milhão.


O que significa “partes por milhão”?
A concentração de CO² é medida desta maneira porque significa a proporção do número das moléculas de dióxido de carbono para cada milhão de outras moléculas na atmosfera. 389 ppm pode até parecer uma quantidade pequena, mas a nossa atmosfera possui um equilíbrio tão sensível que uma pequena modificação nestas concentrações pode perturbar todo o planeta.


A hora de mudar isso é agora! E como eu sempre falo, existe a tal história do “ponto sem volta”. Isso significa se continuarmos a poluir, podemos chegar a uma época em que não poderemos fazer mais nada para voltar atrás. E aí as consequências com certeza serão arrasadoras. Isso tudo acontece devido aos círculos viciosos, isso é, à medida que o gelo do Ártico derrete, haverá mais áreas escuras no mar, o que absorve mais luz do sol, e consequentemente a água do oceano fica mais quente, o que vai derreter mais ainda as geleiras.


Existe um consenso entre vários cientistas do mundo de que chegar aos 350 ppm é essencial para um futuro mais estável. E chegar a esse nível não vai ser fácil. É necessário que todos os países do mundo – incluindo os governantes e a população – estabeleçam metas e cumpram sua parte do acordo.

Se a humanidade deseja preservar um planeta semelhante àquele em que toda a civilização se desenvolveu e ao qual a vida na Terra está adaptada, as evidências paleoclimáticas e as alterações climáticas em curso sugerem que o CO² precisará de baixar das atuais 385 ppm para um máximo de 350 ppm.Dr. James Hansen, NASA

Já são mais de 4.800 ações preparadas para acontecer em 179 países! E destas, 123 serão realizadas em várias partes do Brasil neste sábado.


Para encontrar uma Ação já cadastrada, clique aqui, selecione Brasil e digite o nome da sua cidade. Se não existe nenhum evento cadastrado, melhor ainda. Sua iniciativa pode valer muito. Convide os seus amigos, crie cartazes com o número 350 escrito, promova uma caminhada pelos pontos turísticos da sua cidade, faça aglomerações para chamar a atenção da população, participe de feiras orgânicas, deixe o carro em casa e vá de bicicleta, vá à praia com a sua família, colete o lixo que você encontrar na areia e no mar, converse com as pessoas; faça alguma coisa.


Se você não quiser sair de casa, escreva no seu blog, deixe uma mensagem no seu Orkut, Twitter, MSN… Seja lá onde for, divulgue para seus familiares e amigos a importância de tomarmos uma atitude pelo futuro climático do nosso planeta

Fonte: makaehcult

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você